segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Encontro debate regras para revalidação de diplomas




Deputados Nilson Mourão e Perpétua dizem que vitória está próxima

Redação,

Do oriobranco.net

A luta pela validação dos diplomas de medicina de acreanos graduados no exterior terá mais um passo importante nesta sexta-feira (13), em Rio Branco. Os deputados Nilson Mourão(PT) e Perpétua Almeida (PCdoB) estão mobilizando os estudantes, seus pais e os médicos já formados em medicina na Bolívia, em Cuba ou qualquer outro país, para um encontro às 3 horas da tarde no auditório da Assembléia Legislativa. A reunião tem por objetivo esclarecer os interessados, sobre o andamento das ações do governo federal construídos com as universidades, editando novas regras para a realização de provas de revalidação dos diplomas.
O assunto em questão é de grande relevância e deverá beneficiar milhares de estudantes que cursam medicina no exterior, entre eles muitos acreanos que estão em Cuba e na Bolívia e também aqueles que já se formaram mas estão impedidos de exercer a profissão.
Nilson Mourão foi o autor do requerimento para a realização da audiência pública que aconteceu recentemente na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Ana Stela Haddad, responsável por coordenar um Grupo Interministerial criado pelo governo Lula para realizar o processo de validação de diplomas. “Temos a expectativa de resolver brevemente o verdadeiro calvário que se formou para famílias e médicos graduados no exterior na hora de revalidar seu diploma no Brasil. O que sempre pedimos ao governo são regras claras, calendário nacional de provas feitas em universidades de todos os estados e custos reduzidos. Agora estamos conquistando essas vitórias”, destacou Mourão.

No encontro dessa sexta-feira estarão presentes a deputada federal Perpétua Almeida, que também vem atuando para a solução desse problema; o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães e outras autoridades que estarão realizando esclarecimentos sobre as intervenções no processo.

Perpétua diz que a decisão do governo Lula de enfrentar as corporações médicas como o Conselho Federal de Medicina, foi acertada porque beneficiará a sociedade que terá mais assistência médica. “Temos médicos já formados, prontos para o trabalho, mas impedidos de atuar por conta de burocracia na hora de reconhecer os diplomas. Defendemos que esses profissionais tenham seu conhecimento testado de acordo com a legislação brasileira e depois acolhidos no mercado de trabalho nos municípios mais distantes e carentes”, disse Perpétua Almeida
Durante o evento será distribuído um guia de estudos para os candidatos se prepararem para as provas de validação dos diplomas.

Regras e adequações
Durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, Ana Stela anunciou a nova decisão do governo federal de ampliar o alcance do processo de validação de diplomas, que anteriormente era específico para estudantes egressos da Escola Latino-Americana de Ciências Médicas (Elam), de Cuba, para os médicos brasileiros formados em qualquer país. Segundo ela, o governo está apresentando às universidades uma grade curricular mínima que estabelece o grau de conhecimento que espera de um médico recém formado. Após entrega dos guias de estudos, os candidatos poderão se preparar para as provas de validação dos diplomas.
A partir desse entendimento os estudantes que cursam ou já concluíram medicina fora do país, poderão revalidar seus diplomas fazendo um exame padrão. As provas teóricas e práticas estão previstas após publicação do edital pelo governo federal, o que deve acontecer no início de 2010, com todas as regras para o exame.

A responsabilidade pela elaboração das provas será do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação. Até o momento, 21 universidades públicas já aderiram ao chamado projeto-piloto de revalidação dos diplomas médicos, entre elas, a Ufac.

Nenhum comentário: